quarta-feira, 29 de junho de 2011

Especialista: Passador ou Chutador?

Parte Final

A escolha da característica do especialista aqui no Brasil tem sido quase que exclusivamente pelo “coringa” passador, tal situação ocorre pela tendência de copiar a seleção brasileira de Handebol de Areia justamente pelos bons resultados que ela apresenta.
Essa dúvida na escolha, a meu ver, não tem razão de existir, levando em consideração a primeira matéria sobre a tomada de decisão do especialista.
Gusmão: arremesso de fora contra o equador

O que ocorre é que o atleta que tem características de ser chutador tende a ser autoconfiante em seu arremesso e acaba optando por chutar várias vezes quando seu companheiro está em melhores condições. Por isso o especialista não pode ter nem um pouco de vaidade, melhor dizendo, nenhum atleta de handebol de areia pode ser vaidoso, se isso ocorrer ele irá levar sua equipe à derrota. Outro fator que favorece essa opção de muitos chutes de fora é o falso espaço que a defesa do beach apresenta e aí, quando o atleta esboça a reação de ir pra o arremesso o deslocamento na areia não é igual ao que se vê na quadra, fazendo com que a defesa chegue ao espaço ao mesmo tempo do atacante. Essa é minha teoria para explicar a vantagem que o especialista passador leva em cima do chutador, a movimentação do especialista por si só já oferece perigo à defesa fazendo com que o seu companheiro fique livre para finalizar, não necessitando da ameaça de arremesso.

O especialista que souber alternar mudanças de velocidades perante a defesa também terá mais facilidade para visualizar qual companheiro de ataque está mais livre para fazer o gol, pode ser mudanças de velocidade e tempos de bola, utilizando ao máximo os 3 segundos que a regra permite.


Terceira conclusão: Não importa se atleta tem características de ser chutador ou passador, o que importa é que ele saiba qual a melhor opção a tomar depois da ação ofensiva e leitura da defesa. A característica do especialista não é essencial para obter êxito, o importante é saber tomar a decisão certa no momento certo.

5 comentários:

Erick disse...

Putzzz, estou aqui de bobeira com suas postagens Bruno. Fã seu, sabe que sempre fui. Pois sempre falei com você sobre isso que está fazendo hoje, publicando sobre você nesse blog. Existem pessoas na Paraíba, no Brasil e no Mundo, que gostaria de saber como foi que isso tudo começou e onde joga atualmente? Gostaria também de saber como foi isso, ser baixo e ser o MELHOR DO MUNDO duas vezes? Nos diz também, qual a sua altura?

Bruninho disse...

Valeu Erick pelo apoio!

Bom, primeiro eu queria te dizer que minha intenção no blog não é de fazer um blog muito pessoal, por mais que tenha fotos minhas, títulos e etc... Tudo começou em 2006 quando fui convocado pelo Professor Guerra, que apostou em mim e me levou para o mundial que fomos campeões. Atualmente ainda sou atleta do Grêmio CIEF pois não fiz transferência e em breve nos próximos posts estarei divulgando qual vai ser a equipe que vou jogar. Acredito que essas ultimas matérias respondem o fato de ter sido melhor do mundo duas vezes mesmo sendo baixo, acho que consegui fazer o que tento explicar nas matérias. Minha altura é 1,72! continua acompanhando!

Guerra-Peixe disse...

Na Europa, onde pouco se treina e se joga nas férias, muitas equipes optam pelo "curinga" arremessador. Eles têm inúmeros desses jogadores e é fácil imaginar o que acontece. Entretanto, nas competições intercontinentais, onde aparecem equipes mais treinadas esses jogadores tendem a sumir do cenário, pois invariavelmente são fáceis de se marcar.
Uma razão que acompanha esse raciocínio europeu é imaginar que o jogador de quadra, mesmo destreinado, fará diferença nos resultados. Tenho apostado contra isso e penso que tenho acertado.
Vou escrever no meu blog tudo que acho sobre esse assunto, agora que o Bruno tem 1,72 de altura, posso afirmar que é 1,68 e mais 4 cm de topete.
Abraços.

Ted Boy disse...

Boa noite, tendo um especialista que tenha uma boa condição mental (tomada de decisão no momento certo) e com boa técnica para passe e arremesso terá vantagem a um especialista só passador e principalmente chutador o passador ainda terá 3 opções, já o chutador tem a opção claro de chutar e com certeza tendo um que consiga passar, infiltrar e chutar ajuda bem né, se precisa-se escolher uma das 3 característica com certeza seria ter o melhor passe.
Abs!

Grêmio Cief disse...

pow bruninho,parabens cara por essa sua iniciativa,esse seu blog e muito bom,essa materia do especialista cara foi muito boa,p mim q nao gosto de jogar areia deu vontade de aprender graças a suas postagem pois niguem melhor do q vc pra falar sobre essa posiçao cara, tu e genio parabens ja era fan agora mas ainda parabens