terça-feira, 28 de junho de 2011

Atletas Convocados para Seleção Brasileira de Handebol de Areia

DIFÍCIL! 


Penso que esta é a palavra certa para responder a pergunta que sempre é feita aos técnicos das seleções Brasileiras de Handebol areia, tanto masculina quanto feminina. Como foi a escolha dos jogadores?


Afirmo com propriedade que essa palavra é adequada para a resposta, porque estive presente no campeonato brasileiro de handebol de areia 2010/2011 e tive o prazer de mais uma vez ser convocado para o seleto grupo que está no topo do mundo na modalidade. Os anos passam e a evolução dos atletas é surpreendente, o nível da modalidade está cada vez melhor e com jogos cada vez mais emocionantes. Isso com certeza é o principal motivo da dificuldade que se apresenta na hora de ter que escolher um grupo pequeno para tantas qualidades.


Muito difícil também, entrar num grupo que atualmente está sempre no pódio, no masculino e no feminino.
Como alterar um grupo campeão? Essa pergunta escuto várias vezes do nosso professor Antônio Hermínio e toda vez que faz-se necessário formar o grupo para treinamento, a dificuldade aparece, novas caras, novos talentos, novas evoluções da modalidade, competição importante, atletas que não podem se apresentar.... tudo isso faz a escolha ser um mistério para quem está na espera.


Atletas brincam, fazem suas apostas, ansiedade toma conta, esperança de uma oportunidade, medo de ficar de fora e, finalmente, a vontade de ser um campeão é a grande meta.


Após duas etapas regionais de alto nível, dia 21 de junho de 2011, foi divulgada a lista com os 32 atletas, divididos entre homens e mulheres, que tentarão vaga para disputar os Jogos Sulamericanos de Praia que será realizado no Equador.



No masculino foram eles:  NAILSON AMARAL, JEFTE LEITE SARAIVA, JARISON RIBEIRO, JADSON FELIX, WELLINGTON DE NOVAES ESTEVES, BRUNO CARLOS DE OLIVEIRA, DIOGO SILVA PEREIRA, JAIME DE SOUZA TORRES, DIOGO SILVA VIEIRA, CYRILLO AVELINO, MARCUS VINICIUS LEMOS DOMINGUES, EMANUEL DE PAULO SANTANA, THIAGO DE OLIVEIRA BARCELOS, THIAGO LUIZ GUSMÃO CLAUDIO, SILAS BRILHANTE, ANDERSON PEREIRA DE JESUS.


No feminino foram elas: RENATA DOS SANTOS BISPO, PRISCILLA ROBERTA ANNES, RENATA DA SILVA SANTIAGO, JERUSA FERREIRA DIAS, NOELIA CARDOSO DOS SANTOS, RENATA CIBELLY MARQUES BATISTA, CAMILA RAMOS DE SOUZA, MILLENA DOS ANJOS ALENCAR, NATALIA MENDONÇA VOSS, NATHALIE SOUSA GUEDES DE SENA, SIMONE DONATO LEANDRO, MILLENA ARAÚJO BRAGA, DARLENE SILVA SOARES, PATRICIA SCHEPPA, ROBERTA GUIMARÃES OLIVEIRA, GILKA BATISTA DA SILVA.


A palavra que deu início ao texto pode ser traduzida em progresso, isto porque, toda vez que nós atletas dificultamos a escolha de uma seleção pela quantidade de bons atletas, é o momento que podemos perceber que nossa modalidade está crescendo. 


Se colocarmos em comparação a lista de atletas convocados para o ultimo mundial na turquia e a lista de atletas convocados agora em 2011, veremos quantas mudanças nós temos. Não que os que estão nessa lista ou na outra são melhores ou piores, muito pelo contrário, isso mostra que nossa modalidade esta cada vez mais aberta para aqueles que querem manter o Brasil no alto do pódio.


Em novembro mais uma etapa de dificuldade vai acontecer, mas não podemos esquecer que o treinamento já começou e quem não estiver pensando assim com certeza vai facilitar de forma negativa a vida da comissão técnica.


Sorte a todos!

Nenhum comentário: