segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bolsa Atleta 2010: Cadê a Lista??

Hoje, dia 28 de junho de 2011,  os atletas da modalidades não-olímpicas do nosso país encontram-se em total "desespero" e sem estímulo financeiro para continuar firme nos treinamentos para representar o Brasil e seus clubes.

Depois de tantas mudanças e expectativas de melhoras no programa Bolsa atleta, a nossa categoria, a  não-olímpica, ainda não foi contemplada com o benefício e, por enquanto, não temos informações precisas sobre o que está acontecendo e o porquê da demora em publicar a lista com o nome dos contemplados. 

O Ministério do esporte divulgou em seu site que a categoria emergente (não-olímpica) seria também contemplada com este programa tão importante para o desenvolvimento do esporte brasileiro.

A notícia; http://www.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=6836 destacava as modalidades do panamericano, mas incluía também as categorias não-olímpicas, como podemos ver no trecho da publicação: "Também receberão a bolsa internacional os campeões mundiais das outras modalidades não olímpicas que se inscreverem no Programa. Os recursos sairão dos 15% da verba total do Bolsa-Atleta, de R$ 48 milhões." 

A notícia foi publicada no dia 4 de maio de 2011 e infelizmente ainda não temos nenhuma novidade, a não ser a resposta padrão vinda do ministério:  

"Prezado Atleta,

Conforme noticia divulgada em nosso site em janeiro, a publicação da lista dos atletas de modalidades não-olímpicas será a próxima etapa de contemplação. Ficou estabelecido que os atletas que participaram do pan americano e os campeões mundiais terão prioridade na próxima listagem.
Ainda não temos data prevista de quando sairá a divulgação da próxima lista. O programa Bolsa Atleta trabalha para que isso ocorra o mais breve possível.

Atenciosamente,

Equipe Bolsa Atleta."

Todos sabem que os atletas brasileiros sofrem muito com a falta de incentivo em todos os aspectos, também sabemos que o motor que impulsiona nossos atletas não é a parte financeira e isto pode ser confirmado em qualquer, afirmo com convicção, qualquer modalidade do esporte nacional. O motor que move nossos atletas é o amor pelo esporte, isto ninguém tem dúvida. 

O que acontece hoje, é que o atleta que sai das categorias de base, sai da área escolar e termina faculdade, não consegue mais continuar treinando porque precisa cuidar de suas necessidades materiais e financeiras para constituir uma família. É o triste fim de um ciclo vitorioso que ocorre por necessidade e não por vontade ou por incapacidade física. 

O amor que move nós atletas é tão forte, que nos faz encarar desafios com enormes sacrifícios e mesmo assim, não pensamos em desistir momento algum. O que é importante ressaltar, é que o incentivo financeiro é um prolongador da carreira de atletas vencedores e por isso deve ser encarado com imensa responsabilidade e daí poderemos ver novos talentos se espelhando nos nossos atletas vencedores, fazendo do Brasil uma potência no esporte e um gigante da formação de cidadãos de bem.

  
Esse texto não é uma reclamação ou desabafo, é apenas mais um depoimento de um atleta que sabe o quão importante é o benefício para a prática do desporto e também sabe o quanto foi importante essas novas mudanças ocorridas no programa bolsa atleta com o intuito de ajudar ainda mais o atleta brasileiro.

Continuamos firmes e fortes, certos de que nossa categoria não vai ser deixada de lado, mesmo estando num período de super valorização da modalidades olímpica, diante da eminente chegada das olimpíadas ao nosso Brasil.

Esperamos em breve poder estar aqui divulgado o link com a lista dos atletas contemplados com o bolsa atleta dos esportes não-olímpicos.

3 comentários:

Ted Boy disse...

Grande texto rapaz, é muito complicado a pessoa ser atleta de alto nível país, a luta de atletas de internacionais é muito díficil, as vezes um parceiro ou outro mas não é mole não, imagine para quem não chegou a seleção e tem a esperança de que essa bolsa possa ajudar os atletas de nível nacional e até agora nada, você tem alguma informação dos que ficarão entre os 3 primeiros no Brasileiro 2009/2010.
Ótimo ter mais um espaço para falarmos de nosso esporte, tdb!

Bruninho disse...

Ted, infelizmente as notícias não são das melhores. A situação para sair bolsa atleta para os atletas não-olímpicos já está difícil na categoria internacional, acredito eu, pelo tempo que entro em contato com o ministério, não deve sair verba para categoria nacional dos esportes não olímpicos, como foi divulgado que só os campeões mundiais que iriam receber.
E triste mas é a verdade!
Grande abraço

Ted Boy disse...

Valeu meu parceiro , mas sabe dizer se a inscrição já abriu? Abs!