segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PIVÔ 100% PRECISÃO!

Como podemos observar, nossa modalidade está crescendo e o nível de nossos atletas está deixando a modalidade cada vez mais dinâmica. Diante dessa observação, vamos ao tema de nosso texto de hoje, o pivô. Com a evolução dos atletas, esta posição passa a ser exercida por qualquer atleta que jogue nas laterais, evitando, portanto, que um atleta jogue apenas nesta posição, isso pode ser claramente notado no nível internacional.
Pergunta-se: Porquê o pivô está perdendo essa essência de uma posição específica?
Daniel Baldacin (Pivô) mundial  2006

O que acontece, na verdade, é que hoje a forma como é jogado o handebol de areia, faz com que a posição seja encarada como sendo a mais fácil, com a função apenas de receber a bola e finalizar de frente para o gol. Não queremos dizer que não existem mais jogadores específicos de pivô, mas a posição está sendo exercida agora por todos das outras posições e pela facilidade que se apresenta é obrigação de cada atleta saber jogar lá.

Flávio Cassilatti (Pivô) Mundial 2006

Se analisarmos todas as posições da modalidade, sem dúvida, o pivô é o que menos tem “problemas” para exercer a sua função, porém essa mesma facilidade é revertida em responsabilidade.
Pivô tem que ter um aproveitamento muito alto em suas finalizações, está a sua principal função. Em um segundo momento, o pivô tem a obrigação de perceber como está se comportando a defesa adversária, logicamente, auxiliado também pelo especialista, isto porque o seu posicionamento vai influenciar para que o seu companheiro receba a bola em melhor condição de gol.
O pivô precisa observar como se comporta o marcador que fica em suas costas e, sem movimentações longas, verificará sem precisa ir mais para o centro da quadra ou se deverá ir mais para lateral. Como saber pra onde ir? Se o marcador lateral está dispondo de muito empenho em tentar roubar o passe para o pivô, se preocupando mais em marcá-lo, deverá o pivô posicionar-se um pouco mais ao centro, abrindo assim mais espaço para o seu companheiro na lateral, caso o mesmo marcador esteja se preocupando mais com a lateral, deverá o pivô posicionar-se um pouco mais para lateral, aumentando o espaço de ação do marcador do meio e dessa forma facilita o seu recebimento do passe. Importante destacar que tais movimentações do pivô não podem ser muito extensas, devem ser definições curtas, caso contrário o pivô estará auxiliando a defesa na marcação.    

Pezão (pivô) Brasileiro em Mongaguá  2009
Em síntese, Pivô tem a obrigação de fazer gol!

sábado, 5 de novembro de 2011

ATLETAS BRASILEIROS SE APRESENTAM PRÓXIMA QUINTA FEIRA

Nesta quinta feira, dia 10 de novembro, os atletas convocados para o segundo Jogos Sulamericanos de Praia irão se apresentar na cidade do Guarujá em São Paulo. 


Após duas rápidas etapas de treinamento,  chega o momento decisivo para os atuais campeões mundial, agora  um longo período de treino se inicia na data citada e só termina no dia 6 de dezembro, último dia de competição em Manta no Equador. Dezessete atletas disputam as 10 cobiçadas vagas para disputar a competição de grande importância para a modalidade.




Convocados:



No masculino foram eles:  NAILSON AMARAL, JEFTE LEITE SARAIVA, JARISON RIBEIRO, JADSON FELIX, WELLINGTON DE NOVAES ESTEVES, BRUNO CARLOS DE OLIVEIRA, DIOGO SILVA VIEIRA, CYRILLO AVELINO, MARCUS VINICIUS LEMOS DOMINGUES, EMANUEL DE PAULO SANTANA, THIAGO DE OLIVEIRA BARCELOS, THIAGO LUIZ GUSMÃO CLAUDIO, SILAS BRILHANTE, ANDERSON PEREIRA DE JESUS. 


Os atletas Diogo Silva Pereira e Jaime Torres pediram dispensa por motivos profissionais, no lugar deles entraram: Lucas Henrique e Osvaldo, além de termos uma convocação extra do atleta Danilo Madeira. Ao todo 17 atletas irão disputar as 10 vagas.


No feminino foram elas: RENATA DOS SANTOS BISPO, PRISCILLA ROBERTA ANNES, RENATA DA SILVA SANTIAGO, JERUSA FERREIRA DIAS, NOELIA CARDOSO DOS SANTOS, RENATA CIBELLY MARQUES BATISTA, CAMILA RAMOS DE SOUZA, MILLENA DOS ANJOS ALENCAR, NATALIA MENDONÇA VOSS, NATHALIE SOUSA GUEDES DE SENA, SIMONE DONATO LEANDRO, MILLENA ARAÚJO BRAGA, DARLENE SILVA SOARES, PATRICIA SCHEPPA, ROBERTA GUIMARÃES OLIVEIRA, GILKA BATISTA DA SILVA. A convocação extra no feminino tem um retorno da atleta Raíla Brandão de Campina Grande na Paraíba, a atleta estava afastada das quadras por motivo de gravidez.



A boa notícia é que trarei informações diretamente do treinamento da seleção e compartilharei com vocês aqui pelo blog!

DE VOLTA COM AS BOAS DO HANDEBOL DE AREIA!

Hoje estou aqui para pedir desculpas pela ausência durante tanto tempo.
Devido ao trabalho e aos treinos diariamente, não tive tempo para poder publicar mais textos ou novidades sobre nossa modalidade.
Estou de volta com muita informação, informações antigas e com novidades bem legais para interagir com você leitor..
Começaremos com as informações que não são mais novidades, mas devem ficar de registro aqui pelo Blog.


I – Primeiramente tenho que registrar o resultado da primeira etapa classificatória para a fase final do circuito brasileiro de handebol de Areia. A EXCELENTE equipe do Handebol Clube da Paraíba –HCP, mostrou que não estava apenas com uma equipe de atletas formados no famoso “pega na rua”, embora com alguns atletas que só treinaram em cima da hora, a forte equipe provou que o treinamento feito com dedicação dá bons resultados e, por isso, garantiu a classificação sem perder uma partida, enquanto a equipe do Grêmio CIEF sucumbiu diante da equipe do RN depois de um set bastante conturbado e um “shoot out” desastroso. A equipe de Natal soube aproveitar a situação e venceu a partida obtendo a segunda colocação, ficando apenas atrás do campeão da etapa HCP. Bons jogos na areia e sem dúvida podemos destacar que a equipe campeã desta etapa é a grande favorita ao título nacional. No feminino a equipe do HCP garante sua vaga mostrando que a rivalidade com o APCEF sempre vai ter jogos eletrizantes. Com a vaga garantida por ser o atual campeão, o HCP levou o título da etapa e, de quebra, leva junto para a fase final o seu principal rival, o APCEF que ficou com o segundo lugar.

II – No estado do Rio de Janeiro em Macaé, o Rio handbeach, totalmente reforçado, garantiu a vaga e está mais uma vez entre os finalistas em busca do título nacional. O IDEC, no feminino, surpreendeu a forte e tradicional equipe do Z5 e saiu em vantagem na corrida pela taça, classificando-se e obriga a equipe de Zéze a buscar a classificação em outras etapas ou no torneio que antecede a competição.




Classificadas, então, 5 equipes para a fase final: O HCP e Rio Handbeach no masculino e HCP, IDEC e APCEF no feminino.